VIDA

Hoje minha cabeça está rodeada de perguntas. Perguntas que surgem através de mazelas que é difícil achar respostas. É difícil acreditar que somos realmente seres racionais, sensíveis e compassivos por certos momentos. O homem consegue ser cruel com tanta naturalidade que me assusta, e esse é o principal atributo de nós, seres pensantes.

É claro que não podemos generalizar, existem almas boas que se sobre saem em meio as outras, mas o que me fez vir até aqui, ficar na frente desse computador e pensar do porquê o homem pode tanto e atinge tão pouco, do porquê temos tanta capacidade de fazer o bem e muitos se desdem disso, é que a minha vizinha encontrou três cachorrinhas que foram abandonadas, que foram retirada de sua mãe assim que nasceram e foram jogadas vivas para morrer sob o sol. No momento em que ela encontrou, duas já estavam mortas e somente uma viva, foi então que eu peguei e a adotei.

Para o homem é tudo diferente. É a criatura que mais despreza, que com a maior facilidade esquece as amizades, que abandona e maltrata animais, que se preocupa somente com seu umbigo. A natureza humana é muito vil. Essa é uma verdade dolorosa, mas que é preciso encarar e mudar porque precisa ser mudado! Na verdade, o homem não tem sido, nem de longe, o animal superior que tanto julga ser.

Nunca tive notícia de um cachorro que de vontade própria, tivesse separado do seu dono ou abandonando um amigo, por mais difícil que fosse a vida que eles dividissem. Ah, se eu pudesse mostrar para todos como é bom ter um companheiro de quatro patas. Como é bom ser recebido com pulos de alegria em casa, como esses animais nos traz felicidade e nos dá o privilégio de sermos amados incondicionalmente.

Meu pai deu o seu nome de Vida. Ela estava com um problema neurológico, devido ter ficado muito tempo exposta ao sol sua coluna ficou torna, ela tentava andar mas sempre tombava para o lado, mas a principal preocupação é se ela conseguiria sobreviver, já que estava muito desnutrida. Ela era linda e toda vez que eu olhava pra ela, notava o seu olhar de gratidão. Ela foi uma guerreira, lutou pela sua vida até o ultimo segundo, e eu sei que fiz de tudo para que ela ficasse ao meu lado, mas infelizmente, a situação que ela foi achada já não era das melhores. A Vida ficou tão pouco tempo comigo, mas esses poucos dias me fizeram crescer, me fizeram sentir, me fizeram pensar, me fizeram amar.

Não passe tão indiferente por um animal só porque ele não é gente, só porque não sabe falar, porque ele também sente como nós. Ele sente as alegrias, sente fome, sente sede, sente as tristezas, sente as dores que você sente, só não pode se expressar. Olhe para esses animais com amor e esperança, por que é assim que eles nos olham sempre. Cada pequena atitude é significativa, não só para a sociedade, mas para a nossa própria paz interior. Ninguém purifica seu espírito com sangue.

Ontem, minha mãe descobriu que o dono da cachorra a jogou fora porque a sua cachorra teve nove filhotes e ele não queria as fêmeas, por isso jogou as três filhotinhas fora. Eu fico me perguntando que tipo de pessoa faz uma coisas dessas. O porquê não deu para alguém que queria cuidar, aqui na cidade mesmo tem a ARCA, que resgata e cuida de animais de rua. E foi graças a ARCA que me indicou a Valentina PetShop que eu tive todo atendimento devido (e um ÓTIMO atendimento por sinal), todas as meninas que trabalham lá, sentidas e com uma imensa vontade de ajudar a Vida a deixá-la boa. Eu só tenho a agradecer toda a atenção que elas tiveram.

Fiquei pensando, quem tem coragem de abandonar um animal, sabendo que ele irá morrer sem a sua ajuda, ou que irá passar por tanta necessidade, que vai viver apavorado nas ruas, que pode ser sacrificado muitas vezes, mas se as pessoas hoje em dia não se importam nem com seu semelhante, quem dirá com um animal. Quanto egoísmo! Aonde está toda a moralidade que cobram uns dos outros, sendo que não são capazes nem de fazer um simples gesto de bondade gratuita?

Me apeguei tanto a Vida, quis com todo meu coração que ela vivesse, chorei quando ela se foi, mas de uma coisa eu tenho certeza: que ela, mesmo no fim da vida, conheceu o significado do amor. E sei que quando todos aprenderem  no minimo a  respeitar, a conscientização das pessoas em relação aos animais virá. E todos -crianças, jovens, adultos e idosos, entenderão a responsabilidade de ter um animal, e zelar por sua segurança durante toda a sua vida. E em troca receberá todo o amor e felicidade que nunca imaginaria receber, e se transformará em pessoas melhores e ainda mais humanas.

4 comentários sobre “VIDA

Deixe um comentário